Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.
Estado de Bolonha: | Adequado |
Sigla: | CTSPGT |
Grau: | Curso Técnico Superior Profissional |
Área CNAEF: | 812 - Turismo e Lazer |
Início de Funcionamento: | 2023/2024 |
Coordenador: | Susana Maria Vasconcelos Mesquita |
Nº de Registo DGES: | R/Cr 290/2015 |
Data de atribuição do Registo : | 2015-07-23 |
Registo(s) de alteração : | R/Cr 290.2/2015 |
Data de alteração do Registo : | 2022-10-20 |
Planos de Estudo: |
- das tendências de turismo;- de língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação fluente e conhecimentos do respetivo vocabulário técnico específico);- de gestão de recursos humanos - conhecer fundamentos de liderança e gestão, staffing, gestão de carreiras e relações interpessoais;- de planeamento, de organização, e venda de serviços de viagens e de alojamento;- dos princípios de gestão da qualidade dos produtos e serviços turísticos;- das diferentes estruturas dos mercados turísticos e do seu funcionamento;- em organização do trabalho;- sobre recursos patrimoniais e sítios culturais;- em Marketing Turístico;- de ética e deontologia profissional;
- das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão turística;- da legislação turística aplicável e na constituição de uma empresa;- das diversas tipologias, organização e funcionamento de empresas turísticas;- de itinerários e circuitos turísticos;- em promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos;- de planeamento e gestão de empresas turísticas;- sobre a importância da coordenação dos diferentes agentes do turismo;
- de organização de eventos e planos de lazer e de animação turística em diferentes contextos territoriais;- de história, arte e património a nível nacional e internacional.
- as tendências de mudança global na procura turística e de evolução de tipos e segmentos de turismo, bem como de novos produtos e programas turísticos;- e selecionar os principais destinos a nível mundial por continentes e ou regiões e países, pelo clima, diversidade de recursos turísticos, estilos vida e população;- e operacionalizar os principais sistemas operativos na ótica do utilizador no processamento, edição e tratamento de conteúdos pertinentes;
- os diferentes graus de aproveitamento turístico dos recursos;- organizar e avaliar a informação e documentação técnica, com vista à elaboração de dossiês relativos aos produtos e ou serviços turísticos;- problemas no âmbito da atividade turística, propondo planos estratégicos e operacionais a curto e ou médio prazo na gestão de empresas turísticas;
- as normas e os procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade;- as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas, inglesa e outra língua estrangeira, em contexto de comunicação;- a legislação respeitante à atividade turística;- princípios éticos e deontológicos em contexto profissional;
- as diversas metodologias e técnicas adotadas à boa gestão de recursos humanos;- métodos e as técnicas de elaboração de estudos de prospeção e análise dos mercados de oferta e procura turísticos;
- a política de marketing de empresas turísticas relativa a produtos e serviços, preços, distribuição, promoção, publicidade e venda;- e aplicar métodos e técnicas de promoção e venda de produtos e serviços turísticos;- os métodos e as técnicas de planeamento e organização de eventos especiais, assegurando os meios necessários à organização de eventos;- os métodos e os procedimentos adequados às operações de reserva dos produtos e serviços turísticos, tanto presencialmente, como através de diversos suportes e ou plataformas informáticas disponíveis;
- adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado);- capacidade de comunicar em língua estrangeira, a nível interno e externo à empresa, com os diferentes interlocutores;- capacidade de conduta ética e responsável nas relações interpessoais;- capacidade de resolução de problemas da comunidade em que se insere;- autonomia na aplicação de suportes e sistemas operativos adaptados à gestão da comunicação, planeamento e programação das diversas atividades de uma organização turística;- capacidade de iniciativa e operacionalização nas diferentes atividades turísticas- disponibilidade de comunicação e negociação, revelando simpatia, disponibilidade e assertividade com os outros interlocutores;- capacidade de iniciativa e autonomia no processo de planeamento e organização de eventos, adaptando -se a diferentes situações e contextos;- autonomia e capacidade em agir em função de princípios éticos e deontológicos em termos pessoais e profissionais;- flexibilidade e capacidade em aplicar diversos métodos e técnicas na definição de planos estratégicos e operacionais a nível organizacional;- iniciativa e autonomia na aplicação de principais técnicas e procedimentos no âmbito da recolha, tratamento, análise e decisão dos processos subjacentes a todos os tipos de operações turísticas nas organizações;- capacidade e autonomia em interpretar diversos elementos da arte e do património monumental segundo épocas, estilo e significado;- flexibilidade, em adaptar -se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou confronto;- autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis;- inovação, flexibilidade e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas;- autonomia e capacidade de persuasão de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços;- capacidade de organização na análise da informação sensível e pertinente;- capacidade e autonomia na gestão do tempo em função das prioridades e plano de trabalho
A) Planear e conceber produtos e/ou serviços turísticos de acordo com as tendências de mercado; B) Conceber e promover programas especiais de incentivos para organizações e packages à medida de acordo com as tendências de mercado;C) Elaborar itinerários e roteiros turísticos de acordo com as tendências de mercado;D) Elaborar o processo de avaliação da satisfação dos clientes com o serviço prestado, assegurando a política de qualidade de serviço da empresa;E) Elaborar e desenvolver planos de negócios e de Marketing Turístico, incluindo Marketing Digital; F) Elaborar estudos de mercado relativos à segmentação de clientes e mercados, atendendo aos interesses, motivações e perfis dos consumidores;G) Elaborar e gerir métodos e técnicas de inventariação e avaliação de recursos, bem como a sua valorização e atratividade;H) Promover a sustentabilidade do desenvolvimento social, cultural, ambiental e económico do setor do turismo;I) Gerir ferramentas e plataformas digitais necessárias à implementação de ações de venda de produtos e/ou serviços turísticos;J) Desenvolver elevados padrões éticos e deontológicos, dentro dos mais altos padrões de qualidade nas empresas turísticas;K) Implementar práticas de gestão de pessoas no sentido de otimizar o rendimento de cada um e da empresa como um todo;L) Elaborar e monitorizar a realização de eventos, conferências, programas criativos de animação e programas especiais para grupos.