Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.
Estado de Bolonha: | Adequado |
Sigla: | CTSPGC |
Grau: | Curso Técnico Superior Profissional |
Área CNAEF: | 341 - Comércio |
Diplomas: |
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Início de Funcionamento: | 2014/2015 |
Coordenador: | Victor Manuel Domingos Tavares |
Nº de Registo DGES: | R/Cr 12/2014 |
Data de atribuição do Registo : | 2014-09-05 |
Registo(s) de alteração : | R/Cr 12.1/2014 |
Data de alteração do Registo : | 2018-08-10 |
Planos de Estudo: |
Conhecimentos profundos:- de legislação laboral, comercial e fiscal;Conhecimentos fundamentais:
- de empresa comercial: atividade, organização e funcionamento;
- de planeamento e organização do trabalho (individual e em equipa);- de direito do consumo e dos consumidores, direito comunitário e direito comercial internacional;Conhecimentos especializados:
- de gestão e motivação de equipas;
- das línguas portuguesa, inglesa e espanhola;
- de técnicas de pesquisa de informação;
- de micro e macroeconomia.- de fiscalidade e gestão de riscos aplicável a operações internacionais;- em comunicação empresarial (interpessoal e escrita);Conhecimentos abrangentes e especializados- de organização do comércio internacional (princípios, indicadores, tendências);Conhecimentos profundos e altamente especializados
- de marketing internacional;
- de logística internacional, transportes e gestão de aprovisionamentos;
- de instrumentos de gestão e monitorização da atividade comercial: orçamentais, financeiros e de tesouraria;
- de planeamento e controlo de gestão: previsão e controlo de vendas e importações, cálculo de custos de venda e importação, margens e rentabilidades;
- da contratação de seguros na atividade internacional;
- de gestão de riscos;- de comércio nacional e internacional;Conhecimentos profundos e especializados:
- elaboração de propostas comerciais internacionais;
- de técnicas de venda e de negociação em contexto internacional;- do processo de internacionalização empresarial;- de realização de estudos de mercado;
- de sistemas de informação de suporte à gestão do comércio internacional;
- das línguas inglesa e espanhola aplicadas à atividade comercial e ao comércio internacional;
- de prospeção internacional, e planeamento de organização de feiras e eventos;
- de sistemas de pagamento e de cobranças internacionais;
- da documentação nas operações de comércio internacional;
- de Incoterms;
- de regimes e procedimentos aduaneiros;
- de gestão e comunicação intercultural;
Aptidões:
- Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no que se refere a produtos e serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e implementação da estratégia de internacionalização da empresa;
- Identificar os constrangimentos legais e regulamentares dos mercados estrangeiros;Atitudes
- Elaborar o caderno de encargos para a contratação de estudos de mercado e assegurar a coordenação da sua implementação no mercado estrangeiro;
- Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a obtenção de informação de mercado, disponível nos mais diversos suportes;
- Organizar e avaliar o processo de recolha e de tratamento da informação;
- Utilizar e atualizar bases de dados de contactos profissionais (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, serviços oficiais competentes, entre outros);
- Atualizar e alimentar regularmente sistemas de informação e monitorização das atividades de importação e exportação;
- Identificar e propor ações de política comercial, tendo em conta os objetivos de internacionalização da empresa, a atração e satisfação do cliente e o desenvolvimento das vendas;
- Definir recomendações para o estabelecimento de um plano de ação operacional em conformidade com a política comercial da empresa e com as conclusões da análise-diagnóstico do mercado estrangeiro;
- Identificar e selecionar os mercados-alvo de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros;
- Aplicar técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade de importação e exportação;
- Efetuar, acompanhar e avaliar a prospeção de clientes;
- Elaborar uma oferta comercial ajustada e assegurar a sua divulgação;
- Preparar e organizar as vendas no âmbito da equipa comercial;
- Negociar com clientes e parceiros internacionais;
- Identificar e selecionar potenciais fornecedores de bens e serviços;
- Redigir pedidos de proposta e consulta a fornecedores pré-selecionados;
- Avaliar propostas de fornecimento e fornecedores;
- Preparar e organizar negociações com fornecedores estrangeiros;
- Pesquisar e identificar prestadores de serviços para as operações de comércio internacional (seguros, logística, transportes, financiamento, entre outros);
- Avaliar o desempenho de prestadores de serviços;
- Preparar e fornecer os elementos necessários aos serviços competentes da empresa, tendo por objetivo a realização de contratos de parceria ou de prestação de serviços;
- Elaborar e monitorizar o processo administrativo das compras e das vendas;
- Controlar a qualidade dos produtos e serviços vendidos ou comprados e dos serviços prestados pelos prestadores de serviços de comércio internacional;
- Assegurar a gestão da qualidade do serviço a clientes;
- Reunir, analisar e selecionar informações acerca dos processos de tomada de decisão e acerca dos métodos de negociação nos diferentes países;
- Reunir informações acerca das práticas sociais e culturais de forma a comunicar eficazmente com contactos estrangeiros;
- Dinamizar, implementar e gerir uma carteira de clientes e uma rede de contactos internacionais.
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores;
Adaptar-se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional;
Agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade;
Definir prioridades e organizar o trabalho;
Demonstrar:
- atenção às oportunidades e ameaças existentes no mercado;- autonomia na organização e realização do trabalho;- capacidade de análise metódica de informação crítica;- capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços;- capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.- capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns;- disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados;- flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto;- inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas;- lealdade e consideração pelos interesses da empresa ou organização;- sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho;
Gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades;Reagir a situações novas e ambíguas aparentando pouco desconforto;Tolerar a ambiguidade e a diferença cultural;
DESCRIÇÃO GERAL DO CURSO
Gerir as operações de comércio internacional e contribuir para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa, através da pesquisa e monitorização dos mercados internacionais nos quais a empresa opera, da prospeção e promoção, negociação, realização e acompanhamento das vendas dos seus produtos e ou serviços nos mercados estrangeiros e da otimização de processos de importação.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ATIVIDADES PRINCIPAIS
- Recolher e analisar informações variadas, de forma sistemática e regular, sobre os produtos/serviços, os clientes, a concorrência da empresa e outros fatores contextuais com importância para a politica de internacionalização da empresa;
- Analisar o mercado dos produtos/serviços em que opera, recorrendo a fontes internas e externas à empresa;
- Preparar a tomada de decisão;
- Prospetar para definir uma oferta comercial ajustada;- Vender para mercados estrangeiros;- Assegurar o acompanhamento das vendas;
Elaborar uma base de dados dos potenciais fornecedores;
- Participar no processo de negociação das compras.- Assegurar o acompanhamento das compras
- Montar as operações de import-export;
- Assegurar o acompanhamento administrativo, processual e documental das operações de import-export;- Coordenar as atividades de monitorização e avaliação da gestão comercial e contribuir para a sua máxima eficácia.
- Implementar elementos comunicacionais, integrando aspetos de cariz multicultural;
- Construir e dinamizar uma rede de contactos internacionais.