Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.
Estado de Bolonha: | Adequado |
Data de Homologação: | 2009-07-27 |
Sigla: | MDCM |
Departamento: | Instituto Superior de Administração e Gestão |
Grau: | Mestrado |
Área CNAEF: | 342 - Marketing e Publicidade |
N.º máximo de admissões : | 30 |
Diplomas: |
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Início de Funcionamento: | 2009/2010 |
Coordenador: | Victor Manuel Domingos Tavares |
Nº de Processo de Acreditação : | ACEF/1718/0027476 |
Data de Publicação : | 2019-07-02 |
Nº de Anos de Acreditação : | 6 |
Nº de Registo DGES: | R/A-Ef 135/2012 |
Data de atribuição do Registo : | 2012-07-10 |
Registo(s) de alteração : | R/A-Ef 135/2012/AL01 |
Data de alteração do Registo : | 2017-06-23 |
Planos de Estudo: |
Com base no perfil profissional definido, assente numa sólida formação vocacionada para o desenvolvimento das competências descritas atrás são as seguintes as possíveis saídas profissionais para os futuros mestres em Direção Comercial e Marketing, entre outras:
- Administrador e Diretor Comercial;- Diretor de Marketing;- National Account Manager;- Key Account Manager;- Business Unit Manager/Sales Manager;- Country Manager;- Channel Manager;- Diretor de Vendas/Chefe de Vendas;- Diretor de Exportação;- Diretor de Relações Externas;- Consultor e assessor de gestão comercial e marketing;- Responsável de marketing em organizações sem fins lucrativos;- Docência e investigação em Marketing.
Em conformidade com os requisitos exigidos pelos empregadores, no final deste mestrado, pretende-se que os alunos tenham obtido as seguintes principais competências (a desenvolver ao longo da vida profissional de modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo):
- Saber definir, implementar, integrar e supervisionar as estratégias de marketing e comercial, em coerência com as diretrizes da gestão de topo, e no contexto da transformação digital em curso;- Atuar como um expert no universo da oferta e ser um conhecedor dos mercados, da concorrência e sua evolução;- Ser capaz de identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio, no âmbito nacional e internacional, assim como definir e assegurar o cumprimento de objetivos comerciais;- Gerir a informação, incluindo o report de necessidades de cliente e estudos de mercado, formas de trabalho, tendências de consumo, atividades da concorrência e toda a informação que possa trazer valor acrescentado para a empresa;- Contribuir para o desenvolvimento, maximização, implementação e avaliação de programas de construção de marca em termos globais;- Conseguir assegurar a coordenação e gestão de equipas de vendas e operacionais/logísticas, assim como determinar os acordos e condições de vendas;- Saber participar e seguir as negociações comerciais de alto nível e acompanhar as principais contas da empresa;- Conseguir fornecer os inputs necessários para melhorar processos, procedimentos e objetivos de negócio, elaborando reports periódicos de vendas e previsões, visando aumentar a quota de mercado e a rendibilidade da empresa;- Possuir elevada capacidade de comunicação, interação e negociação com os diversos interlocutores.
Este mestrado visa proporcionar, numa perspetiva profissionalizante e especializada, uma sólida formação que garanta a relação estreita entre a Direção Comercial e o Marketing, e contribua para o aumento de especialistas na tomada de decisões comerciais e de marketing, desenvolvendo a sua capacidade de análise, organização, planeamento e avaliação, assim como potenciando as capacidades relacionais e de negociação, de resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipa.Está direcionado para formar quadros superiores e gestores para o exercício de funções no âmbito da Direção Comercial e do Marketing nas empresas, sejam estas PME ou grandes empresas, e tem como objetivos específicos:
a) Proporcionar aos alunos uma visão estratégica, sistémica e integradora das atividades comerciais e de marketing, e a tomada de consciência da sua inter-relação;b) Capacitar os alunos para uma compreensão rigorosa das forças e fraquezas internas e das capacidades distintivas da empresa, ao mesmo tempo que se desenvolvem as suas competências para analisarem a envolvente e identificarem com rigor as ameaças e oportunidades que apresenta para a empresa;c) Fomentar o domínio de ferramentas, métodos e técnicas que possibilitem uma otimização da eficiência e eficácia na tomada de decisões comerciais e de marketing, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade dos estudantes para a busca de respostas inovadoras e diferenciadoras;d) Proporcionar o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores consentâneos com o exercício de funções e cargos de elevada responsabilidade nas empresas, num ambiente de aprendizagem e estudo coerente, inovador e altamente orientado para a solução de problemas;e) Desenvolver capacidades de decisão e de comunicação para o diagnóstico, compreensão e avaliação de situações comerciais e de marketing complexas;f) Contribuir, finalmente, para o desenvolvimento nos alunos de um comportamento íntegro, responsável e comprometido com a empresa e a sociedade em que estão inseridos.
Este mestrado encontra-se estruturado em três semestres letivos.
Com uma duração normal de um ano e meio e um prazo máximo para a sua conclusão de 6 semestres letivos após a admissão ao mesmo, inclui um curso de mestrado constituído por 12 unidades curriculares (parte curricular do mestrado), a que se seguirá um período de trabalho essencialmente individual mas orientado, o qual poderá consistir numa dissertação de natureza científica ou num trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda num estágio profissional objeto de relatório final, nos termos fixados pelo presente regulamento.
Para a obtenção do grau de mestre será necessário o estudante completar 90 créditos ECTS, que se distribuem da seguinte forma:
a) Parte curricular: aprovação em todas as 12 unidades curriculares do curso de mestrado: 60 créditos ECTS;b) Aprovação, no ato público de defesa, da dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional: 30 créditos ECTS.
O conceito inovador de ensino-aprendizagem dos Mestrados do ISAG permite aos estudantes desenvolverem um contacto real e objetivo com as mais conceituadas empresas e profissionais, tornando assim a experiência de aprendizagem verdadeiramente enriquecedora. O modelo In School Business assenta na ideia de que o negócio deve a estar dentro da escola e a escola dentro do negócio. O modelo assenta em 3 pilares essenciais:
- Fundamentals - pensamento antes da ação, traduz a dimensão estratégica e a base da formação. Pretende incutir as fundações e a estrutura que dá forma e consistência à ação.- Booster- pensamento em ação, traduz a dimensão tática e fornece os métodos e as ferramentas que permitem desenvolver ações eficientes.- Pitch - ação e concretização, traduz a dimensão operacional e a mobilização das competências aplicadas à resolução de problemas reais.
Empregar-se-ão métodos de descoberta, apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo e de grupo, métodos expositivos mistos e de estudos de caso, entre outros, visando desenvolver competências que permitam aos alunos, após a conclusão do curso, uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.As metodologias de ensino e apoio aos estudantes contemplam:
- A realização de vários seminários sobre temas específicos, com a participação de especialistas convidados de empresas e outras organizações com grande experiência (empresários, diretores de marketing, financeiros e de recursos humanos, responsáveis de marca e de sistemas de gestão e controlo, especialistas em estudos de mercado, etc.);- A realização de trabalhos transdisciplinares, trabalhos de projeto aplicados e estudos de caso de sucesso e insucesso reais do contexto empresarial que permitam: o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e tomada de decisão, consolidando os resultados de aprendizagem; integrem os saberes e experiências adquiridas; e permitam aplicar conhecimentos, diagnosticar problemas e identificar soluções;- A realização de trabalhos de grupo, a desenvolver no âmbito de cada unidade curricular;- Sessões tutoriais em todas as unidades curriculares visto que, pela sua natureza, aconselham um acompanhamento mais próximo dos docentes, visando promover a capacidade de análise e pesquisa de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.